A visita de Estado do Presidente Lula viveu hoje seu terceiro dia de visitas e reuniões. Depois, do encontro de ontem com o PM vietnamita quando Lula reafirmou a importância da Associação Estratégica com Vietnã e de um banquete oficial a noite, hoje se organizou em Hanói um grande Fórum Económico entre empresários e diplomatas dos dois países.O representante da nossa Câmara de Comercio e Industria Brasil Vietnã, o Sr. Bui Gong Kha (em foto), estava presente e seguiu todas estas atividades oficiais.
Importantes passos foram dados durante estas ultimas horas. O governo brasileiro reconheceu enfim o Vietnã como uma economia de mercado, o que facilitará o acesso de empresas de ambos os países aos mercados um do outro de forma justa e mutuamente benéfica.
Um plano de ação foi confirmado para a implementação de uma Associação Estratégica Vietnã-Brasil, prometendo manter uma coordenação estreita para implementar diretrizes e medidas já acordadas para o período de 2025-2030.
Os dois países concordaram também em aumentar a troca de experiências em governança nacional e na implementação de políticas socioeconómicas, em promover a cooperação científica e tecnológica, especialmente em setores-chave como manufatura, indústrias de apoio, processamento agrícola, novos materiais, produtos químicos e energia renovável, contribuindo assim para os esforços de ambos os países em direção ao desenvolvimento verde e sustentável.
Objetivos pertinentes que a nossa câmara de comércio e indústria, por meio de sua experiência e conhecimento do Vietnã, das suas implantações locais, tanto lá (com representantes nas cidades de Hanói e HCMC) como também no Brasil (via seus agentes em Vila Velha/Vitoria, Rio de Janeiro, Brasília e São Luís), poderia se tornar uma das forças motrizes.
O Vietnã está agora disposto a abrir seu mercado à carne bovina brasileira como parte do acordo que os dois lados farão para abrir seus mercados agrícolas. Se confirmou tambem o interesse de grandes empresas brasileiras em investir no Vietnã, como a JBS na indústria de processamento de alimentos.
