A relação entre o Espírito Santo e o Vietnã na produção de café ganhou visibilidade nacional na última semana. Após o Globo Repórter exibir reportagem especial sobre o país asiático, a TV Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo, produziu uma matéria mostrando como a experiência vietnamita pode contribuir com produtores capixabas.
O repórter Mário Bonela viajou ao Vietnã para acompanhar de perto o modelo de produção adotado no país, hoje um dos maiores produtores mundiais. Na cidade de Dak Lak, Bonela conversou com o Diretor Comercial da empresa Simexco Daklak., Ltd, Le Thanh Son, que destacou o interesse do Vietnã em conhecer mais sobre as técnicas e práticas utilizadas pelos produtores capixabas.
A reportagem também ouviu o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Vietnã, Carlos Eiras, que falou sobre a relação comercial entre os dois países e os novos caminhos de cooperação no setor cafeeiro.
No Espírito Santo, a equipe esteve em Vila Velha, onde a capixaba Lidiane Rudeck, residente no Vietnã, compartilhou sua experiência e a importância da aproximação entre os dois mercados.
A matéria pode ser assistida neste link:
Reprodução da reportagem da TV Gazeta/ES (Rede Globo). Assista à matéria completa no link acima.
